.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Relato de um desmame


Aqui, a Bia com 1 ano e 8 meses, mamando, mamando, mamando...

Tem quase seis meses que a Bia desmamou. Exatamente no dia 17 de fevereiro de 2012, sábado de Carnaval, ela me falou: “mãe, eu não quero mais mamar!”. É verdade, ela já havia falado o mesmo em outras ocasiões, e em todas elas, voltou atrás.
Mas daquela vez, foi diferente. Já há muitos dias, talvez alguns meses, a amamentação vinha gradualmente diminuindo. Só de noite ou só de manhã. Não a amamentava mais de madrugada, mesmo que ela me chamasse durante a noite e eu fosse deitar na sua cama. Fizemos um acordo: “o tetê precisa dormir, descansar”, eu dizia.
Sim, por que três anos e três meses de amamentação estavam me cansando. Em alguns momentos, até me estressando. Quando chegava a nossa casa e tinha os serviços domésticos para fazer, e a Bia queria ficar mamando... quando estava dormindo, às 3 horas da manhã, depois de amamentar bastante, e mesmo assim a Bia queria ficar mamando.
Mas mesmo nos momentos de mais cansaço, eu lembrava de duas coisas: amamentar até tarde foi minha opção. E quando ela parasse de mamar, seria para sempre. E o para sempre chegou. Naquele sábado de manhã, quando ela me disse: “mãe, eu não quero mais mamar!”.
Depois de uns cinco ou seis dias, a Bia disse que queria o ‘mamá’. Mas eu não dei. Disse que havia acabado, que o tetê estava estragado. Achei que era a hora de ajudar a força de vontade dela. A Bia passou, então, a dormir com freqüência na casa da avó paterna. Muitas vezes, não queria voltar para casa. Eu me senti uma ‘marmita vazia’. O desmame não foi fácil nem para ela, nem para mim.
Passamos algum tempo com ela pedindo e eu negando. Até que ela parou de pedir. Hoje, não sei se ela se lembra de quando ainda mamava. Ás vezes ela fala: “Lembra, mãe, quando eu mamava no seu peito? Agora eu já cresci”, ela diz.
Confesso que sinto muita falta da amamentação. De deitar com ela e dar o peito até ela dormir. De viver esse momento que era só nosso, que ninguém podia substituir.
Ainda hoje, em 90% das noites ela só dorme se deitarmos juntas. Ela não quer mais dormir na avó ou em nenhum outro lugar em que o pai e eu não estejamos.
A nossa ligação forte, o nosso laço estreito, que muitos falavam que iria diminuir com o fim da amamentação, continua cada vez maior. Me orgulho muito de ter amamentado o quanto foi possível, de ter feito o que eu sempre disse que iria fazer: dar de mamar até quando minha filha quisesse.
E esses dias, deitadas para dormir, depois de rezarmos para o Anjo da Guarda, ela falou: “Obrigada, Deus, por ter uma mãe tão boa, que cuida de mim com carinho”. Chorando, claro, eu agradeci a Deus por ter uma filha tão especial, esperta e inteligente, que me faz querer ser, a cada dia, uma pessoa melhor. 
Bia com 3 anos e 2 meses, um pouco antes de parar de mamar

Nenhum comentário:

Postar um comentário